
O Telescópio Espacial James Webb, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), capturou uma imagem altamente detalhada dos Pilares da Criação, uma estrutura astronômica formada por nuvens de gás e poeira que está localizada a 6,5 mil anos-luz de distância da Terra. As informações foram divulgadas pela agência nesta quarta-feira (19), e geraram comoção nas redes sociais.
De acordo com a Nasa, os pilares tridimensionais parecem formações rochosas, mas são muito mais permeáveis. As colunas são compostas de gás interestelar frio e poeira que podem parecer semitransparentes na luz infravermelha. Em 1995, as imagens dos Pilares da Criação ficaram famosas quando fotografadas pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa.
Para o futuro, a expectativa da agência é que as imagens irão auxiliar os pesquisadores a reformular os modelos de formação de estrelas, identificando contagens mais precisas das recém-formadas, junto às quantidades de gás e poeira na região. Com o tempo, os astrônomos poderão começar a construir uma compreensão mais clara de como as estrelas se formam e saem de nuvens empoeiradas ao longo de milhões de anos.
O Telescópio Espacial James Webb foi lançado em dezembro de 2021, numa parceria entre as agências espaciais dos EUA, da Europa e do Canadá. Desde janeiro deste ano o aparelho está localizado no chamado ponto L2, que fica a aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros da Terra.
Pilares da Criação, tiradas pelo Telescópio Hubble e divulgadas pela Nasa, em 1995
Pilares da Criação, tiradas pelo Telescópio James Webb e divulgadas pela Nasa, em 2022
Texto: Victor Ferreira