Influenciadores digitais recebem capacitação do TSE para combater fake news

Influenciadores digitais recebem capacitação do TSE para combater fake news

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 30 influenciadores digitais em Brasília, nesta quinta-feira (05) para realizar uma capacitação sobre desinformação eleitoral. Dezenas de atividades do tipo já foram realizadas anteriormente, mas esta foi a primeira vez que o evento ocorreu de forma presencial.

A iniciativa faz parte de um dos eixos do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TSE, e foi feita em parceria com o Redes Cordiais, a primeira organização de educação midiática brasileira voltada para influenciadores e redes sociais. Segundo o TSE, a intenção é fazer com que os influenciadores entendam sobre o processo eleitoral para auxiliar no combate às fakes news durante as eleições de 2022.

O treino inclui o acompanhamento de julgamento em plenário, aulas com técnicos sobre o processo de informatização do sistema eleitoral brasileiro e também a abertura da caixa de uma das novas urnas eletrônicas adquiridas para o pleito deste ano. O Rede Cordiais aponta que os influenciadores participantes da iniciativa já alcançam mais de 10 milhões de pessoas nas plataformas digitais.

Esta é uma das seis iniciativas contempladas no programa Jogo Limpo, do ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas, em português), que conta com o apoio do YouTube Brasil. Os projetos selecionados possuem fundos e mentoria voltadas ao desenvolvimento de ações para enfrentar a desinformação nas eleições deste ano.

 

Texto: Victor Ferreira

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.