Campanha contra poliomielite e outras doenças começa na próxima semana

Campanha contra poliomielite e outras doenças começa na próxima semana

Começa, na próxima segunda-feira (08), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite para crianças abaixo de 5 anos. A meta é alcançar, ao menos, 95% das crianças de 1 a 4 anos. A última vez em que isso ocorreu no Brasil foi em 2015, quando as taxas de vacinação começaram a cair.

O esquema vacinal prevê a aplicação de três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade, por meio de injeção intramuscular. A criança recebe um reforço quando chegar aos 15 meses, e novamente, aos 4 anos. As doses são administradas por via oral, com as famosas gotinhas, simbolizadas pelo personagem Zé Gotinha. Ele foi criado na década de 1980 para tornar as campanhas de vacinação amigáveis para o público infantil.

Junto à imunização contra poliomielite, também será realizada a multivacinação para atualizar a caderneta dos menores de 15 anos. Para isso, o Ministério da Saúde disponibilizará doses que protegem contra diversas doenças. Entre elas: tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e covid-19.

Os pais e responsáveis pelas crianças devem levar a caderneta de vacinação dos pequenos. De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha segue até o dia 9 de setembro. Já o Dia D de mobilização nacional está previsto para 20 de agosto.

 

Texto: Duda Ferreira (sob a supervisão de Elias Arruda)

Revisão: Victor Ferreira

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.