Missão espacial para levar tripulação à lua deve acontecer em 2024

Missão espacial para levar tripulação à lua deve acontecer em 2024

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) divulgou as datas previstas para dar início à Missão Artemis, um dos mais importantes projetos espaciais da década. A missão pretende levar uma nova equipe para a superfície lunar em 2024. O Brasil é um dos países convidados a integrar o programa.

O novo cronograma publicado pela agência aeroespacial norte-americana aponta que a primeira das três grandes etapas da empreitada, chamada de Artemis I, irá conduzir o veículo Orion pela órbita da Lua e de volta à Terra, sem tripulação. Esta primeira fase está programada para acontecer no próximo 29 de agosto, com elementos cruciais de funcionamento dos sistemas de propulsão e rotas de viagem postos à prova.

A etapa seguinte é a Artemis II, bem mais complexa que a anterior, e totalmente tripulada. Nela, astronautas altamente qualificados farão testes exaustivos nos sistemas de lançamento, acoplagem, sobrevivência e transporte de carga pelo espaço. O trajeto da equipe será o maior percorrido por humanos fora da terra: cerca de 450 mil km além da órbita da Terra. A previsão de início da segunda fase é em maio de 2024, com duração de 10 dias.

Após o sucesso dos estágios anteriores, a Artemis III será a etapa conclusiva, que deverá, de fato, levar astronautas para a superfície lunar. Entre eles, a primeira mulher a pisar na Lua. A expectativa do aumento da capacidade de carga do foguete SLS, responsável por transportar a Orion, é ir de 26 para 45 toneladas métricas, garantindo a sobrevivência da tripulação em missões no espaço profundo. Sem data especificamente definida, a Artemis III deve ser lançada em meados de 2024.

Segundo a Nasa, a missão será um marco também para o futuro da exploração espacial além da órbita lunar, e o sucesso das tecnologias pode garantir um desafio ainda mais complexo: enviar astronautas a Marte. A primeira vez que o homem esteve na lua foi em 1969, com a missão Apollo 11. Em 1972, a Nasa realizou a última viagem tripulada ao satélite.

 

Texto: Victor Ferreira

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.