98% da população já enfrentou problemas de burocracia ao comprovar identidade

98% da população já enfrentou problemas de burocracia ao comprovar identidade

O Instituto Locomotiva divulgou hoje (19) dados que mostram que seis a cada dez brasileiros já precisaram perder um dia de trabalho ou faltar a uma aula para ir a locais de confirmação de identidade. As informações foram levantadas em conjunto à startup Unico, que desenvolve formas de identificação digital.

Mais de 98% da população afirma já ter enfrentado algum tipo de problema de confirmação de dados pessoais, 94% declara já ter perdido tempo e 84% relata ter sofrido prejuízos financeiros. Para o estudo, foram ouvidos 1.561 adultos de classes A à D com acesso à internet. Os entrevistados são de todas as regiões do país e os dados foram colhidos entre os meses de abril e maio deste ano.

No caso de 93% dos entrevistados, a necessidade do cliente comparecer às agências para resolver as pendências é o maior problema. Mesmo se forem considerados apenas os últimos 12 meses, 69% das pessoas afirmaram ter ido a essas instituições para participar de processos burocráticos. Três a cada dez pessoas já perderam oportunidades de trabalho, pois não tinham documentos comprovando a qualificação e um terço não conseguiu fazer o cadastro em programas sociais porque faltava algum documento.

Os entrevistados consideraram que os serviços públicos oferecem mais burocracia nesse sentido, já que 71% afirmam ter perdido tempo ou dinheiro desnecessariamente nesses locais, mas o setor privado fica apenas dois pontos percentuais atrás, se for considerada a margem de erro, com percentual de 64%.

 

Texto: Victor Ferreira

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