Cinemateca exibe versão restaurada de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”

Cinemateca exibe versão restaurada de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”

A Mostra Espetáculo Polêmica Cultura, promovida pela Cinemateca Brasileira, está em exibição em São Paulo. O evento celebra os 60 anos da Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC), até o dia 10 de julho, de forma gratuita. No total, 19 longas e um média-metragem serão exibidos. A mostra é dividida em três blocos, remetendo às práticas de exibição do período em que a instituição foi criada.

O primeiro, chamado de Grandes Estreias Nacionais, traz clássicos do cinema brasileiro, como “Garrincha, Alegria do Povo”, de Joaquim Pedro de Andrade. Já o segundo, apresenta filmes internacionais que já passaram pelas telas da Cinemateca no passado, como o longa “Um Cão Andaluz”, de Luis Buñuel. Por fim, o evento traz filmes exibidos anteriormente em salas de cinema programadas pela SAC.

No dia 6 de julho, às 21h, será apresentada a cópia restaurada de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, com direção de Glauber Rocha, remasterizada pela primeira vez com a tecnologia 4K. Duas horas antes do filme ser exibido, a equipe de restauração discute detalhes deste processo com o público. A versão foi exibida pela primeira vez no mês de julho, durante a 75ª edição do Festival de Cannes, na França.

A mostra também promove uma homenagem a Dante Ancona Lopez, publicitário, distribuidor de filmes e primeiro presidente da SAC. Ao longo do evento, familiares de Lopez vão doar o acervo do empresário à Cinemateca. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início de cada sessão, e a programação completa pode ser consultada nas redes sociais da Cinemateca Brasileira.

 

Texto: Victor Ferreira

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.