Nova espécie de inseto barbeiro é identificada por cientistas

Nova espécie de inseto barbeiro é identificada por cientistas

Uma nova espécie do inseto barbeiro, capaz de transmitir o protozoário Trypanosoma Cruzi, causador da doença de Chagas, foi descoberta pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Ela foi batizada de Panstrongylus Noireaui, após os pesquisadores encontrarem diferenças genéticas e moleculares entre os insetos que eram categorizados até então como pertencentes à espécie Panstrongylus Rufotuberculatus.

Apesar das semelhanças físicas entre as espécies serem altas, apresentam uma pequena distinção na genitália dos exemplares machos. A amostra que permitiu a evidenciação foi coletada em 2004 na região de La Paz, capital da Bolívia, e analisada recentemente pela Universidade da República do Uruguai.

O Panstrongylus Noireaui recebeu este nome em memória ao pesquisador francês François Noireau, que morreu em 2011. De acordo com a Fiocruz, o homenageado atuou como professor do Instituto de Recherche Pour Le Développement, na França, e colaborou em diversas atividades no estudo de insetos na Fiocruz. A descoberta foi publicada em um artigo no periódico científico Zookeys

 

Texto: Victor Ferreira

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.