Brasil teve 35 mil denúncias de violência contra idosos registradas em 5 meses

Brasil teve 35 mil denúncias de violência contra idosos registradas em 5 meses

Mais de 35 mil denúncias de violações dos direitos humanos de pessoas idosas foram registradas no Brasil pelo canal de telecomunicação Disque Direitos Humanos (Disque 100), do Governo Federal, entre os dias 1º de janeiro e 2 de junho. Em mais de 87% das denúncias (30.722), as violações ocorreram na casa onde o idoso mora.

Os realizadores informam que os principais responsáveis pela violação são os próprios filhos, suspeitos em mais de 16 mil registros. Na sequência aparecem os vizinhos (2,4 mil) e netos (1,8 mil). Na maior parte das ocorrências (5,9 mil), a vítima tem entre 70 e 74 anos. Também foram registrados 8 mil denúncias contra idosos de 60 a 64 anos e 5,4 mil  violações de pessoas entre 65 e 69 anos.

A Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) aponta que os maus tratos a idosos aparecem em terceiro na lista de maiores registros de violações do Disque 100. Junho é o mês escolhido para realizar a campanha Junho Violeta. O mês marca também o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, criado em 2006 com ajuda da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Texto: Victor Ferreira

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.