SUS oferece novas iniciativas voltadas à saúde mental da população brasileira

SUS oferece novas iniciativas voltadas à saúde mental da população brasileira

O Ministério da Saúde lançou novas iniciativas voltadas ao cuidado mental da população brasileira pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A estimativa do governo é de destinar mais de R$ 45 milhões às ações. Uma delas é a Linha Vida, que vai funcionar todos os dias da semana, durante 24 horas, pelo número 196. A primeira fase começará pelo Distrito Federal, ajudando a prevenir contra o suicídio e a automutilação.

Já o Projeto Teleconsulta oferece apoio às pessoas com a saúde mental abalada pelos impactos da pandemia da covid-19. Feito em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), o objetivo é ampliar a assistência de pessoas com transtornos mentais leves, através de recursos de telemedicina. Mais de 12 mil consultas de psicólogos e outras 6 mil de psiquiatras serão disponibilizadas mensalmente, com agendamento a ser realizado pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país.

A pasta também lançou também a Estratégia Nacional de Fortalecimento dos Cuidados à Ansiedade e Depressão (Transtornos do Humor) pós-pandemia. O projeto vai funcionar a partir do repasse de recursos federais às Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental para assistência às crianças e adolescentes. As equipes poderão estar vinculadas aos ambulatórios, policlínicas, ou unidades hospitalares pré-existentes, assim como em unidades ambulatoriais novas.

Em uma revisão recente de 29 pesquisas, o Ministério da Saúde aponta que os casos de ansiedade e depressão entre crianças e adolescentes dobraram desde o início da pandemia. Antes da crise sanitária, os levantamentos sugeriam que sintomas depressivos eram comuns a 12,9% desse grupo, mas a taxa cresceu para 25,2% após a emergência do coronavírus. Os sinais ansiosos, por sua vez, aumentaram de 11,6% para 20,5%, e o índice ainda mantém tendências de alta.

 

Texto: Victor Ferreira

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.