
O Ministério da Saúde deu início à terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal (SB Brasil), que, até o final do mês, vai identificar as condições de saúde bucal da população e subsidiar a elaboração de políticas públicas na área. Este ano, o estudo será realizado com 50.800 pessoas, em 422 municípios.
O SB Brasil é a maior pesquisa sobre as condições de saúde bucal dos brasileiros. Primeiramente, os profissionais da Atenção Primária à Saúde Bucal conversam com a população sobre os cuidados necessários com a higiene bucal. Depois, é feito o exame bucal com as pessoas selecionadas.
Cinco grupos participarão do levantamento, com idades que variam entre 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Nas cidades do interior, serão pesquisadas 100 pessoas de cada idade ou grupo etários. Nas capitais, foram definidas 250 pessoas para as idades índices de 5 e 12 anos e de 300 pessoas para os outros grupos etários (15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos), totalizando 1.400 pessoas.
O Ministério da Saúde busca identificar as doenças bucais mais prevalentes entre os brasileiros, como a cárie dentária e a doença periodontal, a necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, o traumatismo dentário, entre outros aspectos. O SB Brasil 2022 dá continuidade à última edição da pesquisa, realizada em 2010.
Texto: Victor Ferreira
Quero parabenizar a iniciativa da tvDiversa por manter a população bem informada sobre assuntos importantes e de interesse coletivo! Agradeço ao meu grande amigo Marcelo Nery por ter me indicado para conhecer o trabalho de vocês!