Temperatura mundial pode subir 1,5ºC em 4 anos

Temperatura mundial pode subir 1,5ºC em 4 anos

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) alertou sobre a possibilidade da Terra aquecer, ao menos, 1,5 grau Celsius acima dos níveis pré-industriais até 2026. A hipótese de aumento da temperatura mundial tem subido desde 2015. No último ano, especialistas afirmaram que a chance deste cenário se tornar realidade já estava em 40%.

Apesar do clima elevado, isso não significa que o limite de aquecimento a longo prazo estabelecido por cientistas para evitar catástrofes climáticas tenha sido cruzado. Mas segundo a OMM, um ano de aquecimento nesta proporção pode oferecer ao mundo uma amostra de como seria cruzar esta divisa. 

Apenas 365 dias com 1,5°C de temperatura a mais já são suficientes para gerar impactos grandiosos no planeta, como matar inúmeros recifes de coral e diminuir a cobertura de gelo do Mar Ártico. Atualmente, a temperatura média global está calculada em cerca de 1,1°C acima da estimativa pré-industrial. De acordo com a OMM, esse resultado explica várias das mudanças climáticas que estão ocorrendo no mundo.

 

Texto: Victor Ferreira

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.