OMS diz que número de mortes por covid-19 pode ser maior do que anunciado

OMS diz que número de mortes por covid-19 pode ser maior do que anunciado

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que o número de mortes por covid-19 deve ser três vezes maior do que o anunciado oficialmente, devido à ausência de testes em postos de saúde e farmácias. Atualmente, mais de 6,2 milhões de óbitos e 511 milhões de infecções foram relatadas em todo o mundo.

A diretora técnica da OMS, Maria Van Kerkhove, criticou a decisão de alguns territórios de terem desobrigado o uso de máscaras de proteção em locais fechados, e disse que cada país está enfrentando uma situação diferente com a covid-19. Ela afirma que muita desinformação e politização diminuíram a eficácia dessas medidas.

Segundo Maria, é preciso otimizar as estratégias em nível global e nacional, e para isso, alguns objetivos devem ser priorizados, tais como: prevenir o diagnóstico, tratar a doença e reduzir a morbidade e a mortalidade, além de diminuir a transmissão, o que inclui também a proteção dos mais vulneráveis, que não foram vacinados. 

Para a OMS, a expectativa é que o vírus continue evoluindo. No futuro, a diretoria técnica cogita diferentes cenários de enfrentamento à doença, entre eles, o surgimento de um vírus tão diferente que toda a população global estaria suscetível a ele, por isso, a gestão do pós-covid pode ser essencial para enfrentar este desafio.

No total, 11,7 bilhões de doses de vacinas já foram distribuídas, com mais 41 milhões de doses administradas diariamente. Apenas 59% das pessoas completaram a vacinação principal e 13% nos países de baixa renda. “Trata-se de acesso, não de caridade”, diz Maria Van Kerkhove.

 

Texto: Victor Ferreira

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.