Novos casos de hepatite infantil são registrados na Indonésia e no mundo

Novos casos de hepatite infantil são registrados na Indonésia e no mundo

Hoje (09), o Ministério da Saúde da Indonésia identificou 15 novos casos de hepatite aguda grave infantil, depois de três crianças do país terem morrido pela doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), foram recebidas pelo menos 228 notificações de casos prováveis ​​de hepatite infantil ou inflamação do fígado em 20 países. Mais da metade deste total no Reino Unido.

No Brasil, o Ministério da Saúde informou na última sexta (06), que monitora sete casos suspeitos de um tipo de hepatite aguda infantil de origem até agora desconhecida. Três deles estão no estado do Paraná, quatro no Rio de Janeiro, e os restantes continuam em investigação. 

Segundo a pasta, os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde monitoram a situação em parceria com a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar, a fim de identificar possíveis alterações do perfil epidemiológico, ou detectar casos suspeitos da doença.

As causas ainda são misteriosas, mas alguns especialistas associam estes novos registros a uma infecção por adenovírus: uma família de vírus comuns que podem causar sintomas semelhantes aos da gripe ou gastrointestinais. A inflamação do fígado é uma condição rara em crianças saudáveis. Qualquer conexão com a vacinação contra a covid-19 foi descartada pela OMS.

 

Texto: Victor Ferreira

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.