São Paulo: Museu da Língua Portuguesa traz atividades que celebram o idioma

São Paulo: Museu da Língua Portuguesa traz atividades que celebram o idioma

Está em andamento até o próximo sábado (07), em São Paulo, a programação especial do Museu da Língua Portuguesa que celebra o dia internacional em homenagem ao idioma. As atividades são presenciais, e incluem shows, performances, debates e leituras, de forma gratuita. Como parte do evento, várias obras literárias estão dispostas por espaços diversos da instituição, localizada na Estação Luz.

O evento  traz também apresentações no saguão central da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com interação com o público. São vários assuntos que envolvem a língua portuguesa, tanto no aspecto de formação, quanto em questões de filologia, antropologia, e também políticas.

Hoje, às 14h, a programação introduz a mesa “Experimentos com Linguagem”, com a escritora Veronica Stigger e o filósofo Juliano Pessanha. Às 17h30, o ativista de defesa dos direitos indígenas Ailton Krenak apresenta pensamentos sobre a vida das comunidades ribeirinhas e indígenas do Brasil na mesa “A ideia de nação”. Para encerrar, Lia de Itamaracá exibe o show “Ciranda Sem Fim”, com a participação de DJ Dolores, na Praça da Língua.

E no sábado, as atividades começam às 11h com a abertura da instalação “O Conto da Ilha Desconhecida”. Às 12h, tem show da Orquestra Mundana Refugi no saguão da CPTM. A performance “Ciranda do Gatilho: Caixa Preta”, acontece às 13h, no mini auditório. Ao longo da tarde, debates vão discutir as diversas línguas portuguesas e o glotocídio. A noite termina com um show das cenas e músicas da peça “Língua Brasileira”.

Para participar, é necessário retirar ingresso antecipado na bilheteria do Saguão B, a partir de 12h de cada dia. A apresentação do passaporte da vacinação contra a covid-19 é obrigatória para pessoas com cinco anos ou mais, antes de entrar no museu. As mesas fazem transmissão ao vivo pelo Youtube e no Facebook do Museu da Língua Portuguesa, com interpretação em Libras.

Na última quinta (05), Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Instituto Camões informou que o idioma é o quarto mais usado em todo o mundo, depois do mandarim, inglês e espanhol. Mais de 260 milhões de pessoas (3,7% da população mundial) falam português. É a língua oficial de nove países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e de Macau.

 

Texto: Victor Ferreira

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.