Helena Nader é nova presidente da Academia Brasileira de Ciências

Helena Nader é nova presidente da Academia Brasileira de Ciências

A nova presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) toma posse hoje (04) do mandato de 2022 a 2025, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Helena Nader foi eleita no dia 29 de março, com 398 votos a favor e 22 abstenções, e é a primeira mulher a comandar o cargo em todos os 105 anos de existência da ABC.

A pesquisadora é Biomédica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e defende buscar maior aproximação com o Congresso Nacional, além do incentivo educacional a jovens pesquisadores. A cerimônia faz parte da Reunião Magna da ABC, que se estende até a próxima quinta-feira (05), em formato híbrido: de maneira presencial pelo Museu do Amanhã (RJ), e online no canal da ABC no YouTube.

De acordo com Helena, é preciso também insistir no debate pela educação. “Por mais ciência que se tenha, sem educação, não vai adiantar”, afirma. Para a nova presidente, a participação feminina na ciência tem aumentado no Brasil, mas não é majoritária em todas as áreas. Ela ainda argumenta que é preciso igualar o alcance de mulheres no setor, de pelo menos 50%, e que esta vai ser uma das prioridades do mandato.

Em atuação como vice-presidente da ABC desde 2019, a pesquisadora vai assumir a cadeira do físico Luiz Davidovich. Agora, quem entra como vice é o químico Jailson Bittencourt de Andrade, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atuante no Centro Universitário Senai-Cimate. De um total de 13 diretorias, oito serão comandadas por mulheres, incluindo Helena.

 

Texto: Victor Ferreira

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.