Mais de 721 mil cariocas estão com o título eleitoral cancelado

Mais de 721 mil cariocas estão com o título eleitoral cancelado

Segundo a Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), mais de 721 mil eleitores cariocas estão com o título de eleitor cancelado. Há um mês, o número total era de 726 mil, o que indica que apenas cinco mil pessoas regularizaram a situação neste período. O prazo para alterar o cenário e ter o direito de exercer o voto nas eleições de 2022 vai até o dia 4 de maio.

O TRE incentiva que o caminho para manifestar a satisfação ou a insatisfação com os poderes governamentais é através do voto. “Alguém vai estar administrando os impostos e, se não for uma pessoa adequada, isso vai reverter cada vez menos em políticas públicas e cada vez menos em ajuda para a camada mais pobre da população, que é justamente a que mais precisa”, afirma o juiz auxiliar da vice-presidência do TRE-RJ, Rudi Baldi Loewenkron.

Se o cidadão não estiver em dia com as obrigações eleitorais, ele não pode ser efetivado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos mantidos pelo governo, participar de concorrência pública ou praticar qualquer ato que exija a quitação do serviço militar e Imposto de Renda.

É possível fazer a consulta da situação eleitoral pelo site do TRE. Caso o título tenha sido cancelado, é necessário primeiro realizar o pagamento da multa, processado pelo sistema da Justiça Eleitoral. Também é preciso enviar imagens do documento oficial de identificação (frente e verso), comprovante de residência e uma selfie do indivíduo segurando a declaração oficial de identidade.

 

Texto: Victor Ferreira

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.