Turismo e exportação geraram mais empregos no Brasil nos últimos dois anos

Turismo e exportação geraram mais empregos no Brasil nos últimos dois anos

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o turismo e a exportação foram responsáveis por gerar mais empregos no Brasil nos últimos dois anos. O levantamento analisou 5.570 municípios do país, com vocação turística ou que se destacam na produção e exportação de produtos agrícolas e minerais comercializados no mercado internacional.

Para a pesquisa, foi feita uma seleção de cidades que empregam pelo menos 10 mil trabalhadores formais, e foram encontrados 660 resultados. Entre os 20 municípios que mais geraram vagas, foi observado pelos pesquisadores da CNC que 15 deles são polos turísticos ou produtores e exportadores de commodities.

De acordo com a sondagem, o município com maior variação positiva de ocupações no mercado de trabalho formal foi Canaã dos Carajás (PA), com variação de 66%, equivalente à criação de 7.370 vagas. Nas quatro posições seguintes do ranking estão localidades com vocação turística: Porto Seguro (BA), seguido por Vacaria (RS), Araruama (RJ), e Ipojuca (PE).

 

Texto: Victor Ferreira

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.