São Paulo: Reclamações em compras online tiveram aumento de 536%

São Paulo: Reclamações em compras online tiveram aumento de 536%

O Procon de São Paulo registrou 498.877 reclamações relacionadas a compras online no ano de 2021. Os dados foram divulgados nesta segunda (11), e mostram um crescimento de 536% em apenas dois anos. Em 2020, foram contabilizadas 301.672 queixas, e 78.419 em 2019 – ano antes do início da pandemia.

Segundo a fundação, o crescimento das reclamações é referente à mudança nos hábitos de compra do consumidor. As principais queixas apontam atrasos ou as não entregas dos produtos, além de cobranças indevidas. O Procon-SP também destacou relatos de vendas feitas por sites enganosos ou perfis de redes sociais falsos.

A recomendação do Procon é que as compras online sejam feitas através de empresas cadastradas no sistema, ou seja, aquelas que disponibilizaram dados pessoais ao órgão de defesa e assinaram o cadastro com o certificado digital. 

 

Texto: Victor Ferreira

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