Pesquisa da Fiocruz indica que a terceira onda da pandemia está acabando

Pesquisa da Fiocruz indica que a terceira onda da pandemia está acabando

Uma avaliação feita por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) determinou que a terceira onda de infecções de coronavírus no Brasil está chegando ao fim. Os dados foram divulgados no Boletim do Observatório Covid-19. De acordo com os cientistas, o cenário no país é positivo, devido à baixa de 36% no número de casos novos e de 41% nos óbitos pela doença, comparando dados de 20 de março a 2 de abril com os de 6 a 19 de março.

De acordo com a Fiocruz, houve queda de transmissão em pelo menos 13 estados: Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraíba, Paraná, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins. A fundação ainda destaca que, desde maio de 2020, foi a primeira vez que nenhum dos estados superou a marca de 0,3 de óbito por 100 mil habitantes. A média móvel de mortes por covid-19 chegou a 215 vítimas por dia no período de uma semana.

Para os cientistas, a queda de mortes está relacionada ao progresso da vacinação. No momento, 75,4% dos brasileiros estão com o esquema imunizante completo (duas doses, ou dose única). No boletim InfoGripe da última quarta-feira (06), foi divulgado que os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causados por vírus chegaram ao percentual mais baixo da pandemia, com 50,7%. Em momentos mais críticos, este número passou dos 98%.

O baixo índice de internações por covid-19 também permitiu a redução de leitos de terapia intensiva para adultos infectados no Sistema Único de Saúde (SUS). Em todos os estados brasileiros, já foi flexibilizado o uso facultativo de máscaras em locais abertos. A Paraíba foi a última unidade da Federação a aderir a medida, na sexta-feira (08). Muitos municípios também permitem o uso não-obrigatório dos acessórios em grande parte dos ambientes fechados. Entre eles, Betim e Uberlândia, em Minas Gerais; e Angra dos Reis e Três Rios, no Rio de Janeiro.

 

Texto: Victor Ferreira

Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.