Programação

TV Diversa exibe documentário inédito sobre o impacto dos raios na vida das pessoas atingidas

Programação 26/02/2021/ 17:34:53
TV Diversa exibe documentário inédito sobre o impacto dos raios na vida das pessoas atingidas

Neste sábado (27/2), vai ao ar o documentário inédito Fragmentos de Paixão, no qual um cientista apaixonado por raios desenha sua jornada em busca de achar a resposta para uma pergunta: como um raio pode mudar uma vida? Seis histórias distintas mostram como uma fração de segundo define destinos de formas completamente diferentes, permeando o medo ou a paixão, a tragédia ou o sucesso, a guerra ou a paz. Nessa jornada, fatos inusitados são revelados, mostrando a visão da ciência e da cultura sobre o fenômeno, desde o descobrimento do Brasil até o futuro de nossa existência. É exibido às 22h, na TV Diversa.

"Trazemos questões essenciais a todas as pessoas, visando ampliar e democratizar a informação sobre o assunto", explica a jornalista Iara Cardoso, diretora do filme. A produção, que mescla técnicas de documentário e de ficção, é de interesse tanto da comunidade científica quanto de leigos que desejam aliar entretenimento a conhecimento.

maior especialista em raios do Brasil, Osmar Pinto Junior, e a jornalista Iara Cardoso pesquisaram a fundo dados da história, da ciência e da literatura do Brasil para chegarem às vidas e às informações apresentadas no filme. Foram analisadas mais de 200 diferentes fontes durante três anos - livros, documentos históricos, pesquisas científicas e fotos. Descendentes de personalidades também foram essenciais para a construção de um roteiro minucioso e repleto de curiosidades.

Sobre Iara Cardoso

Formada em Jornalismo com especialização em Jornalismo Científico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Cinema Digital pela New York Film Academy/Universal Studios e em Jornalismo para TV Digital pela NBC News/NYFA. Em 2015, foi Fellow no Advanced Study Program do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, se especializando em documentários e roteiros de ciência e tecnologia. Iara Cardoso é membro da Academia Brasileira de Cinema. Foi responsável pelo roteiro da série País dos Raios, exibida no Programa Fantástico da Rede Globo.

Ficha técnica

Título: Fragmentos de Paixão
Diretora: Iara Cardoso
Produtora: Storm Comunicação (Grupo Storm)
Estrutura: Filme documentário (70 minutos)

 

Realização: Fundação Padre Anchieta, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal - Lei de Incentivo à Cultura

Outras Notícias