Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece neste domingo (11) com Bacurau liderando as indicações

A tradicional festa com a presença de artistas, diretores, roteiristas, produtores e técnicos dará lugar a uma cerimônia de abertura dos envelopes ao vivo e remota, apurada pela PricewaterhouseCoopers (PwC), a mesma empresa de auditoria que faz a apuração do Oscar. O troféu Grande Otelo, outorgado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema, será entregue diretamente na casa de cada ganhador, depois da premiação.
Entre os indicados, estão longas-metragens, curtas-metragens e séries brasileiras que estrearam no decorrer do ano de 2019. Distribuídos em 32 categorias, os filmes foram escolhidos em votação pelos sócios da Academia – que, por abarcar produções de todo o setor, a partir deste ano passa a se chamar Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais –, além da categoria voto popular. ‘Bacurau’, dirigido por Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, é o longa com maior número de indicações (15 categorias), seguido por ‘A Vida Invisível’, de Karim Aïnouz (14) e ‘Simonal’, de Leonardo Domingues (10).
A lista reúne um total de 200 profissionais indicados, 35 longas-metragens brasileiros e 10 longas estrangeiros. Ao todo, este ano também estão na disputa 15 curtas brasileiros. No ano em que o Grande Prêmio homenageia coletivamente a indústria audiovisual, foram inscritos mais de 1.300 profissionais nas diferentes categorias, sendo elas: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado.