Arte e Cultura

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece neste domingo (11) com Bacurau liderando as indicações

Arte e Cultura 09/10/2020/ 14:04:11
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontece neste domingo (11) com Bacurau liderando as indicações O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro chega à sua 19ª edição em uma cerimônia remota, apresentado pela cineasta Marina Person e a jornalista Didi Couto, a cerimônia que contou com o roteiro do jornalista Hugo Sukman, será transmitida pela TV Diversa no próximo domingo (11), às 21h30. Na premiação serão contempladas a qualidade, a diversidade e a inovação do cinema nacional. O presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, Jorge Peregrino conversou com Teca Lima, no Estação Cultura sobre o evento deste domingo.

A tradicional festa com a presença de artistas, diretores, roteiristas, produtores e técnicos dará lugar a uma cerimônia de abertura dos envelopes ao vivo e remota, apurada pela PricewaterhouseCoopers (PwC), a mesma empresa de auditoria que faz a apuração do Oscar. O troféu Grande Otelo, outorgado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema, será entregue diretamente na casa de cada ganhador, depois da premiação.

Entre os indicados, estão longas-metragens, curtas-metragens e séries brasileiras que estrearam no decorrer do ano de 2019. Distribuídos em 32 categorias, os filmes foram escolhidos em votação pelos sócios da Academia – que, por abarcar produções de todo o setor, a partir deste ano passa a se chamar Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais –, além da categoria voto popular. ‘Bacurau’, dirigido por Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, é o longa com maior número de indicações (15 categorias), seguido por ‘A Vida Invisível’, de Karim Aïnouz (14) e ‘Simonal’, de Leonardo Domingues (10).

A lista reúne um total de 200 profissionais indicados, 35 longas-metragens brasileiros e 10 longas estrangeiros. Ao todo, este ano também estão na disputa 15 curtas brasileiros. No ano em que o Grande Prêmio homenageia coletivamente a indústria audiovisual, foram inscritos mais de 1.300 profissionais nas diferentes categorias, sendo elas: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Longa-Metragem Documentário, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Roteiro Original e Melhor Roteiro Adaptado.


  1. Confira a lista completa de indicados

Outras Notícias