Arte e Cultura

Fernando Meirelles tem sua trajetória retratada em edição inédita do programa Persona

Arte e Cultura 14/08/2020/ 16:46:31
Fernando Meirelles tem sua trajetória retratada em edição inédita do programa Persona

A edição inédita do Persona deste domingo (16/8), na TV Diversa, homenageia o cineasta Fernando Meirelles, que conta sobre sua trajetória pessoal e profissional. Para entrevistá-lo, o programa conta com a jornalista e pesquisadora de cinema Maria do Rosário Caetano e o compositor, cantor e ator Wandi Doratiotto. Com apresentação de Atílio Bari, a atração vai ao ar às 21h30.

Fernando Meirelles já dirigiu longas como Domésticas (2001), Cidade de Deus (2002), Cidade dos Homens (2007), Ensaio Sobre a Cegueira (2008), Rio, Eu Te Amo (2014), Dois Papas (2019) e outros. Na edição, ele também fala sobre sua relação com o cinema, que vem desde pequeno por meio das brincadeiras que fazia com seu pai, e como isso se tornou uma profissão.

“Um mundo que eu desconhecia completamente e quis conhecer. Como é que pode, né? É meu país, moro aqui e tem um país dentro do meu país que eu não conheço”, conta o cineasta sobre a decisão de fazer um filme sobre Cidade de Deus, romance escrito por Paulo Lins. Lançado em 2002, o longa ganhou indicações no Oscar e foi premiado em várias categorias no Grande Prêmio do Cinema BrasileiroFestival de Havana e outros.

O diretor ainda deixa detalhes de como começou na produção audiovisual de forma profissional, todo seu trabalho na área publicitária e a formação em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Outras Notícias