Cidades

Arte da Fé: Semana Santa de São João del-Rei sobrevive ao tempo com sua tradição e qualidade

Cidades 09/03/2018/ 09:39:20
Arte da Fé: Semana Santa de São João del-Rei sobrevive ao tempo com sua tradição e qualidade

“A fé exige o espetáculo”. Essa frase, escrita na fachada daCatedral Basílica de Nossa senhora do Pilar é a perfeita síntese da SemanaSanta de São João del-Rei. Uma comemoração que sobrevive a gerações mantendosua emoção, espiritualidade e qualidade artística. A religião teve um papelfundamental na construção da sociedade mineira como um todo. Prova disso são ossuntuosos templos calhados de ouro e prata por toda as Minas Gerais. Em 2018mais um ciclo de celebração da fé e da religiosidade se inicia nas ruas eigrejas tri centenárias de são João del Rei.

O espetáculo é organizado pelaParóquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a Venerável Irmandadedo Senhor Bom Jesus dos Passos, com apoio da Prefeitura Municipal e Secretariade Cultura de São João del-Rei, além do Conselho de Patrimônio do IPHAN. Ofestejo conserva eventos tradicionais da cultura religiosa do período colonial,como a Encomendação das Almas e a Via-Sacra. Muitas das missas e procissões ocorrem com a presença de orquestrasclássicas como a Lira Sanjoanense e a Orquestra Ribeiro Bastos. Desse modo,além de ser uma manifestação espiritual, a semana Santa é uma oportunidade parapessoas de todos os credos de conhecem e celebrarem a herança cultural eartística de São João del-Rei.
As festividades seguem pelas ruas depedra da Velha são João del-Rei até o dia 23 de março. Nesse momento, também seabre espaço para exaltar o culto a Nossa Senhora das Dores. Um dos momentosmais emocionantes ocorre com o encontro da imagem do Senhor Bom Jesus dosPassos com sua Mãe Santíssima, num ritual chamado de Rasouras.
Prestigiar as tradições da SemanaSanta de São João del-Rei é mais que apenas um exercício de fé, é um resgatecultural com  olhar no passado sobre aformação da nossa história e identidade.
Para acompanhar aprogramação da Quaresma com mais detalhes, acesse: https://issuu.com/massjdr/docs/programa_passos_2018_-_issuu

Outras Notícias