Cidades

PJF volta a alertar sobre necessidade de vacina antes do carnaval: A vacina só passa a fazer efeito após dez dias da aplicação, uma vez que existe todo um estímulo do sistema de defesa para produzir

Cidades 02/02/2018/ 12:21:37
PJF volta a alertar sobre necessidade de vacina antes do carnaval:  A vacina só passa a fazer efeito após dez dias da aplicação, uma vez que existe todo um estímulo do sistema de defesa para produzir A Secretaria de Saúde volta a alertar aqueles que ainda não se vacinaram contra a febre amarela, e que viajarão no carnaval para áreas de risco, que busquem uma unidade desaúde mais próxima para se imunizar o quanto antes. A vacina só passa a fazer efeito após dez dias da aplicação, uma vez que existe todo um estímulo do sistema de defesa para produzir células específicas e que são produzidas de forma lenta e gradual. Lembrando que, como a cidade já tem um caso confirmado da doença em humanos, o ideal é que mesmo aqueles que não pretendem viajar, imunizem-se o quanto antes.

As doses estão disponíveis em 63 Unidades Básicas de Saúde (UBS), em horário integral, até esta sexta-feira, 2, para vacinação contra febre amarela, incluindo o intervalo do almoço, entre 11 e 13 horas. A exceção é na quinta-feira, quando todas os postos encerram as atividades às 15 horas, para avaliação interna. A partir da próxima semana, as UBSs voltam a funcionar em seu horário normal, das 8 às 11 horas e das 13 às 16h30.

Idosos que residem em bairros onde não existe unidade de referência em seu bairro devem procurar o Departamento de Saúde do Idoso (DSI). Crianças e adolescentes não referenciadas podem se vacinar no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA). Para os demais grupos, a vacinação está disponível também no Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal. Confira aqui os endereços e horários de funcionamento destes postos.

Foto: Thiago Britto 

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelos telefones 3690-7123/ 7389.
Outras Notícias