Cidades

São João del-Rei comemora 304 anos em 8 de dezembro

Cidades 06/12/2017/ 11:23:05
 São João del-Rei comemora 304 anos em 8 de dezembro

Os festejos acontecem durante todo o mês e terminam no dia 31 de dezembro

Fundada em 1713, a cidade histórica de São João del-Rei comemora 304 anos no dia 8 de dezembro, com vários eventos culturais e de lazer. Conhecido pela música e pelos sinos das igrejas barrocas, que predominam na cidade, o município nasceu e cresceu com a exploração de ouro. Com o fim das minas, passou por duas fases distintas de crescimento econômico: o comércio atacadista de gêneros alimentícios e a implantação de indústrias têxteis que substituíram o ouro e outros minerais.

Atualmente, tem uma economia diversificada, tornou-se uma cidade universitária – uma federal e outra particular, que envolve um segmento flutuante de 15 mil pessoas, numa população total de 89 mil habitantes, segundo a estimativa de 2016 do IBGE. Fica a 180 km de Belo Horizonte.

Conta com duas siderúrgicas de capital internacional com alta tecnologia, indústrias de móveis e de peças decorativas de estanho, produz 44 milhões de litros de leite – daí o apelido de ‘São João dos Queijos’ - sedia também o Batalhão de Infantaria de Montanha do Exército, uma unidade de elite das Forças Armadas, e o Batalhão da Polícia Militar, além de um pujante comércio varejista e atacadista que atende a toda região dos Campos das Vertentes.


Programação.

Terra de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, e do ex-presidente Tancredo Neves, São João del-Rei comemora os 304 anos com diversos festejos, organizados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Na sexta-feira, dia 8, aniversário da cidade e feriado religioso da Imaculada Conceição (Nossa Senhora da Conceição), haverá a procissão depois da missa das 18h, saindo da igreja de São Francisco de Assis; inauguração  da iluminação de Natal e a Feira de Artesanato, às 20h, na estação ferroviária da Maria Fumaça; Corrida Comemorativa dos 304 anos, uma meia maratona com 21 km, saindo às 9h da avenida Presidente Tancredo Neves, com participação de 500 atletas; no Teatro Municipal, às 15h, espetáculo de dança com Sabrina Margotti. E de 9 às 22h, Cultura na Praça, na rua Juventino Benfenatti, em Matosinhos, atrás da Serraria Agostini, também nos dias 9 e 10, com shows de Amanda Machado, sexta, 19h; Identidade do Samba e Banda Mitos, sábado, 16h; Aurélio Henrique e Samuel Campos (JF), às 14h de domingo.

Este ano, a prefeitura descentralizou os eventos. A peça infantil ‘O Mágico de Oz’ terá duas sessões no dia 6, quarta-feira, no Teatro Municipal: às 15 e 19h. No dia 9, 19h, na escadaria doTeatro Municipal, apresentação do Coral da Apac; dia 10, 7h, no final da Estrada das Goiabeiras, Torneio de Airsoft; dia 10, 9 e 14h,, no Coreto, BR Ninjas Hip Hop (RJ); às 13h, em frente da igreja de São José, no Tijuco, Rua de Lazer, e 14h, Grupo de Reggae da Periferia, no mesmo local. No dia 21, 20h, chegada do Papai Noel na estação ferroviária; dia 22, 19h, no Pirulito, Grupo de Dança Sabrina Margotti, e, às 20h, Grupo de Reggae da Periferia. No dia 23, 22h, no Athletic do centro, Bateria da Mangueira, DJ e Uai Samba A programação se estende até os dias 23 e 24, vésperas de Natal, com a Exposição de Artigos Religiosos, de 9 às 18h, na estação ferroviária. E em 31 de dezembro, 9h, no Coreto, Danzin Black (SP).


Lixo

A coleta de lixo será normal na cidade, durante o feriado de aniversário da cidade. No sábado, a rotina de trabalho dos funcionários da empresa JHT Serviços, encarregada da limpeza urbana, também será normal. No domingo, a atenção dos caminhões fica concentrada apenas no centro histórico, com a coleta realizada pela manhã.


Outras Notícias