Entretenimento

O Grande Vinho da Puglia: San Marzano Sessentanni

Entretenimento 15/02/2017/ 19:48:55
O Grande Vinho da Puglia: San Marzano Sessentanni

 

Primitvo é uma uva que tem caído cada vez mais no gosto do brasileiro. A minha explicação é simples: É um vinho muito fácil de beber! E a San Marzano é sem dúvidas, um dos grandes nomes da região da Puglia, onde a Primitivo reina! Lembrando, a Primitivo é a mesma uva que a Zinfandel, muito produzida na California.

O San Marzano Sessentanni Old Vines Primitivo di Manduria DOC é uma das grandes referências de qualidade no mundo dos Primitivos di Manduria e tive uma oportunidade que não sei se terei de novo. Junto com os diretores da vinícola e com o pessoal da Grand Cru, importadores deles aqui no Brasil, pude fazer uma prova de 5 safras deste vinho para acompanhar a sua evolução. E ela foi fantástica. Provei as safras de 2002, 2006, 2009, 2012 e 2013 e farei um resumo do que achei no geral para não fica muito extenso.
No geral, por ser uma região muito quente, é bem difícil encontrar o equilíbrio ideal no ponto de colheita para balancear acidez e açúcar. Como o perfil dos vinhos feitos com esta uva são geralmente de um açúcar residual levemente maior, até por eles colherem as uvas e algumas já estarem passificadas, a acidez não consegue estar "trincando". Mas eles conseguem um bom equilíbrio. No curto prazo, ou seja, nos vinhos mais novos, quando a acidez ainda é maior, os vinhos estão muito bons e redondos. Corpo médio, taninos macios, aromas intensos de geléias como cereja e ameixa e também aromas de cacau. Este perfil é bem presente no 2013 e 2012. Já o 2009 e o 2006, a fruta madura já começa a dar lugar a frutas secas, como uva passa, e figo seco. E por último, o vinho mais diferente de todos, que tem 14 anos de idade. O perfil dele, no nariz, parece um vinho do porto, com chocolate, nozes e também as frutas secas, ainda mais intensas. Corpo e taninos muito redondos. A acidez aqui perde um pouco, o que é compreensível, mas sem prejudicar o vinho, pois está extremamente agradável de se beber.
Consegui, com esta experiência, ver que a Primitvo é uma uva que mantém muitas de suas características por um bom tempo e o que acaba caindo um pouco depois de bastante tempo é a acidez. Mas mesmo assim, um bom Primitivo pode durar tranquilamente 10 anos ou um pouco mais, em plena forma!

CHEERS!!

EnoDeco no Instagram: http://instagram.com/enodeco

Siga o EnoDeco no Twitter!

Torne-se um fã do EnoDeco no Facebook!

Beba moderadamente! O excesso de álcool é prejudicial à saúde



Fonte: r7.com

Outras Notícias